21 de nov. de 2008

PSICANÁLISE

Resumo da apresentação de slides do dia 03 de novembro de 2008

Freud (saiba mais), em sua residência médica, se interessou pelo estudo das causas de uma doença típica de sua época, a Histeria. Tal doença, antes caracterizada como típicamente feminina, provocava o bloqueio de algumas funções físicas devido a fatores psicológicos.

Ao adotar o método hipinótico, percebeu-se que os resultados esperados não eram alcançados, já que a doença envolvia ligações com o inconsciente, e a hipinóse explorava apenas o consciente. Logo, iniciou-se o Método Catártico e da Associação Livre. Trata-se da adoção, após o sono hipinótico, de condutas sugeridas na hipinóse.

A personalidade é formada no crescimento do indivíduo. Ao chegar a fase adulta, ela já está concreta. Logo, um trauma na vida adulta não afeta tanto a estrutura da personalidade quanto na infância.

Freud percebeu que os sintomas da Histeria tinham uma relação intrínseca com a história de vida de cada um, eram frutos de vivências anteriores, e estavam alocados no inconsciente - a maior parte da mente humana.

Freud dividiu o psiquismo (aparelho psíquico) em três níveis: Inconsciente, vasto, poderoso, onde se encontra a maior parte da personalidade, é a força impulsora do comportamento humano; Consciente, é pequeno, é um aspecto superficial da personalidade total e; Pré ou Subconsciente, que é a barreira/censura entre o consciente e o inconsciente.

Em situações bem específicas, é possível que o conteúdo do inconsciente extrapole a barreira e venha à tona, tornando-se consciente. Dentre as situações possíveis, estão:
Sonho: o inconsciente pode se manifestar, mas em um código diferente, não como ele é realmente;
Álcool ou drogas: causam o rompimento da barreira e libertam o inconsciente, podendo revelar a realidade do indivíduo;
Surto Psicótico: a barreira do inconsciente se rompe por completo, permitindo que o conteúdo inconsciente vaze de forma totalmente desordenada.

Divisão dos Conteúdos


____________________________________________________________

Nenhum comentário: